Laboratório Figura denny chang

Exposição Laboratório Figura, do ilustrador e quadrinista Denny Chang, explora o processo criativo do desenho

A exposição Laboratório Figura, do ilustrador e quadrinista Denny Chang, explora a prática e a experimentação do desenho por meio de uma série de rascunhos, trabalhos inacabados, manchas, riscos, linhas e outros resultados gráficos surgidos durante o processo de criação de ilustrações para o livro Gigante Figura, feito em parceria com o escritor e jornalista Fabrício Silveira e ainda sem data de publicação. O livro é uma ficção baseada na vida e na trajetória do italiano Ugo Battista (1876-1916), um dos homens mais altos do mundo, que trabalhou como lenhador e se transformou em atração de circo, virando uma espécie curiosa de celebridade no período de transição para o mundo moderno.

Mais do que uma mostra com as ilustrações feitas para a publicação, Laboratório Figura tem no livro o ponto de partida para se pensar os elementos do desenho e reconstruir uma parte do processo criativo geralmente desconhecido pelo público. Acompanha a exposição uma pequena publicação feita por Denny Chang, com uma reflexão livre sobre desenho e processo de criação.

Sobre o artista

Denny Chang é ilustrador e quadrinista e integra o coletivo de artistas do Barraco Cultural, em Porto Alegre. Ilustra para o mercado editorial (Le Monde Diplomatique Brasil, Revista Volver), publicou Trópico Fantasma pela Editora Annablume (São Paulo/2012), indicado ao Troféu HQMix na categoria Desenhista Revelação; Buenas Noches (independente/2013), Maia (Editora Cachalote, São Paulo/2015) e O Futuro (independente/2016).

Em 2014 foi artista convidado do Festival Internacional de Historieta Comicópolis (Buenos Aires) e do Risco – Festa das Artes Gráficas de Porto Alegre. Sua história em quadrinhos Maia esteve entre os trabalhos selecionados para a antologia O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015 (Editora Veneta) e foi publicada no site de quadrinhos Electrocomics. O Futuro figurou em listas de quadrinhos indicados para o Prêmio Grampo 2017 de Grandes HQs.


Endereço:
galeria hipotética
Visconde do Rio Branco, 431
bairro Floresta | Porto Alegre, RS
(51) 3013.2015

Data: 28/10 — 23/11/2017

Mais Exposições