Beco do Rosário Ana Luiza Koehler

Parte importante da história do centro de Porto Alegre pode ser conhecida pelo público na mostra Beco do Rosário. A exposição reúne páginas originais desenhadas por Ana Luiza Koehler para o primeiro volume da HQ de sua autoria Beco do Rosário, que foi lançado durante o evento de abertura, com sessão de autógrafos e bate-papo.

Utilizando-se das técnicas de desenho com bico de pena e aquarela para criar uma história em quadrinhos, a roteirista e ilustradora faz um resgate histórico do centro da capital gaúcha, baseado em extensa pesquisa urbanística e de acontecimentos, cenários e figurinos do fervilhante início do século 20.

“…a história de um beco, uma estreita rua sem importância, habitada por gente simples e que deu lugar a uma grande avenida… [o Beco do Rosário] surgiu às margens das principais ruas e praças de Porto Alegre e ligava duas áreas importantes da cidade: a Praça XV, com o Mercado Público e o porto, no centro, e a antiga estrada da Floresta, num dos arrabaldes mais dinâmicos da cidade. O beco deve seu nome à antiga Igreja do Rosário, construída próximo a ele com o empenho da população negra de Porto Alegre ainda nos tempos da escravidão, e que se consolidou como um dos espaços da presença negra no centro histórico. E, como tantos outros becos, aparecia nos antigos jornais da cidade como palco de crimes e desordens.” [trecho da Introdução da HQ Beco do Rosário]

A mostra reúne ainda esboços, estudos de cenário e de personagem, além de reproduções de fotos e artigos de jornais e revistas de época consultados pela artista durante o processo de criação do trabalho. Motivada pelo exercício ficcional de imaginar personagens que viveram aqueles tempos, Ana Luiza Koehler desenvolveu a HQ nos últimos dois anos, paralelamente a sua dissertação de mestrado em Arquitetura pela UFRGS, em que apresenta sua pesquisa sobre questões urbanísticas na região do Beco do Rosário.

Ana Luiza Koehler nasceu em Porto Alegre em 1977 e atua como ilustradora desde 1993. É integrante do Estúdio Complementares, coletivo também formado por Ariane Rauber, Cris Peter e Ursula Dorada.


Endereço:
galeria hipotética
Visconde do Rio Branco, 431
bairro Floresta | Porto Alegre, RS
(51) 3013.2015

Data: 21/11 — 23/01/2016

Mais Exposições