Bowing Fabio Lyra | José Aguiar | Paula Mastroberti | Samanta Flôor

Trabalhos autorais de quatro quadrinistas brasileiros celebram a obra do cantor inglês.

A vida e a obra de David Bowie são homenageadas numa exposição inédita. A ilustradora e escritora porto-alegrense Paula Mastroberti reúne-se com três artistas de diferentes cidades do Brasil para exibir suas interpretações e impressões da carreira do cantor, falecido em janeiro de 2016 e um dos principais nomes da cultura popular do século XX.

Os artistas participantes da mostra, além de Paula Mastroberti, são: José Aguiar, de Curitiba/PR; Fabio Lyra, do Rio de Janeiro/RJ; Samanta Flôor, de Porto Alegre/RS.

Todos são conhecidos e premiados por seus trabalhos na produção de histórias em quadrinhos e nutrem admiração pelo artista britânico. As ilustrações, em tamanhos A3 e A4, produzidas em técnicas diversas como pintura digital, nanquim e aquarela, celebram Bowie com a paixão e a reverência que o artista merece.

Sobre os artistas

Paula Mastroberti, Porto Alegre/RS
Artista plástica, escritora, ilustradora e quadrinista, com 11 obras publicadas, e também professora do Instituto de Artes da UFRGS. Entre suas publicações na área dos quadrinhos destacam-se “Adormecida: cem anos para sempre” e a participação na antologia gráfica “Osmose: o Brasil e a Alemanha em quadrinhos”, uma publicação bilíngue promovida pelo Goethe Institut de Porto Alegre. Como escritora e ilustradora, entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Cinderela: uma biografia autorizada”, pelo qual recebeu o prêmio Açorianos em literatura infanto-juvenil, e “Heroísmo de Quixote”, Prêmio Jabuti na categoria Juvenil. “Minha relação com David Bowie pode ser resumida nessa frase, publicada originalmente no jornal Zero Hora em 17 de janeiro de 2016: ‘Saber que ele existiu me faz bem’.”

José Aguiar, Curitiba/PR
Premiado quadrinista, pela da sua (FALTA ALGO AQUI) editora independente Quadrinhofilia, José Aguiar publicou as séries Folheteen e Vigor Mortis Comics. Publicou também na França, Portugal. Alemanha e Itália. É cocriador dos premiados eventos Cena HQ, projeto de leituras dramáticas de HQs no teatro e também da Gibicon. Foi indicado ao Prêmio Jabuti pelo seu livro “Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha”. Publica as tiras Folheteen e Nada Com Coisa Alguma na revista cultural Curitiba Apresenta e no jornal Gazeta do Povo. Também é autor da webcomic A Infância do Brasil, que narra nossa história pela perspectiva da infância (www.ainfanciadobrasil.com.br).

Fabio Lyra, Rio de Janeiro/RJ
Ilustrador e quadrinhista. Cria HQs POPs sobre gente normal e encara seus quadrinhos como se fossem canções de um álbum com a trilha sonora da sua vida. Publicou HQs em um monte de publicações. Entre elas: Clube do Single Volume 1: The Concept, Menina Infinito #1, Surfista Calhorda, Golden Shower, +Soma, Café Espacial, e MOSH!; além de participar da antologia “Irmãos Grimm em Quadrinhos” e “MSP50”. Também edita a revista Smegma Comix e foi um dos editores da antologia Surfista Calhorda, além de ter co-editado a edição 2 da revista Golden Shower. Vencedor do troféu HQMIX 2006 e Ângelo Agostini 2008.

Samanta Flôor, Porto Alegre/RS
Autora e ilustradora freelancer. Entre suas publicações destaca-se o “Astronauta de Pijama”, um livro infantil em quadrinhos e sem palavras; “Toscomics”, série de tirinhas autobiográficas; “Chance”, com roteiro de Diogo Cesar; “Click” e “Três”, ambos independentes, e várias coletâneas como “MSP Novos 50”, “Memórias de Mauricio”, “SPAM”, “Guia do Falido”, “Aqui e Acolá” e algumas edições de “Café Espacial”. O amor por David Bowie surgiu quase ao mesmo tempo que o amor aos quadrinhos, quando viu Jareth pela primeira vez. www.samantafloor.com.br.


Endereço:
galeria hipotética
Visconde do Rio Branco, 431
bairro Floresta | Porto Alegre, RS
(51) 3013.2015

Data: 03/06 — 02/07/2016

Mais Exposições