Felizes Juntos Régis Duarte

A série Felizes Juntos (2015), de Régis Duarte, tem como campo de experimentação a memória e os registros de família e de celebrações, como álbuns de casamentos e outras lembranças. Quando a história é pessoal, como acontece neste mais recente trabalho do artista visual, a narrativa em imagens ultrapassa a simplicidade do retrato. Crônica da vida privada, o ensaio já exposto no Paraty em Foco no ano passado mostra um período da vida do artista, que forjou um casamento com uma amiga nos anos 90 em Nova York para poder permanecer legalmente nos Estados Unidos. “Na juventude a gente mal se apaixona e já quer ficar junto. No final dos anos 90 o amor entre iguais não garantia direitos. Pra ficar, corremos contra o tempo e criamos uma história necessária, um casamento arranjado, um teatro sem futuro com liberdade fabricada”, diz Duarte.

Régis Duarte nasceu em Uruguaiana (RS) em 1972.
Estudou arquitetura (UniRitter/Porto Alegre), Advertising Design pelo Instituto Pratt de Nova York e design gráfico no Instituto de Moda e Tecnologia. Estudou pintura no Fleisher Art Memorial na Filadélfia.
Premiado pelo Instituto Marc Chagall, é diretor do Barraco Cultural, estúdio de
criação e produção de ensaios onde desenvolve, também, marca própria com criações em vestuário de edição limitada.
Expôs individualmente seus trabalhos com fotografia no Brasil, Rússia e Uruguai. Integrou exposições coletivas no Brasil, China, Rússia e Argentina, recentemente participou da exposição do Paraty em Foco 2015. Finalista na “Open Call” do Festival de Fotografias de Cabo Verde, África, 2014 e no 6 Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografias. Belém do Pará, Brasil, 2015.
Obras nas coleções Joaquim Paiva; MACRS; IEAVI, Acervo Galeria Mascate e coleções particulares.


Endereço:
galeria hipotética
Visconde do Rio Branco, 431
bairro Floresta | Porto Alegre, RS
(51) 3013.2015

Data: 13/08 — 17/09/2016

Mais Exposições