Fetiche e afeto: elaborações artísticas em torno da boneca Aline Arend | Ana Cândida Sommer | Antonio Vasques | Bruna Müller | Cláu Paranhos | Guilherme Castro | Jaqueline Buchabqui | Mariana Pellegrini

Com temática recorrente na história da arte, mostra é breve recorte da representação da boneca na arte contemporânea produzida no Rio Grande do Sul

A exposição coletiva reúne obras de artistas que vêm trabalhando com a temática da boneca. Fazem parte da mostra Aline Arend, Ana Cândida Sommer, Antonio Vasques, Bruna Müller, Cláu Paranhos, Guilherme Castro, Jaqueline Buchabqui e Mariana Pellegrini.

Tema recorrente na história da arte ao longo dos séculos, essa mostra é um breve recorte da representação da figura da boneca na arte contemporânea produzida no Rio Grande do Sul. Os artistas se utilizam de diferentes técnicas – desenho, pintura, fotografia, escultura, gravura, serigrafia e vídeo – para, por meio da figura da boneca, trazer à tona tanto os universos da infância, do lúdico, da brincadeira e do sonho quanto questões contemporâneas como a representação da mulher e do corpo feminino na arte e na cultura visual em geral.

De objeto mágico a peça de colecionador, a boneca faz parte da trajetória humana desde tempos remotos, e é parte da cultura material desde egípcios, gregos e romanos, sem falar na forte presença da boneca na cultura oriental.

Boneca de papel. Boneca de pano. Boneca de gesso. Boneca quebrada. Boneca customizada. Cospley de boneca. Muitas são as bonecas hoje, muitas são suas formas. Assim como são múltiplos os estilos, as belezas e as personalidades. Se a boneca é um meio de projetar e lidar com a própria identidade, então é por meio dela e da sua representação que os artistas reunidos nesta exposição fazem seus próprios comentários em relação a esse objeto há muito fonte de admiração e de afeto.

Sobre os artistas

Aline Arend é graduada e mestre em artes visuais pela UFSM. Integrante do grupo Arte Impressa (CNPq/UFSM), já expôs em cidades no Brasil e na Espanha. Desenvolve pesquisa com ênfase na gravura em metal e livro arte. Também trabalha com Ilustração, aquarela, desenho e artes gráficas. Sua produção artística aborda a relação entre infância, tempo e memória.

Ana Cândida Sommer é formada em artes visuais pela UFRGS. Já participou de exposições com trabalhos em aquarela, desenho, gravura e fotografia. Atua na área de ilustração e design gráfico. A série de 31 desenhos inspirados na boneca Blythe e que integram a mostra é parte do desafio Inktober 2017: o desafio consiste em fazer um desenho por dia durante o mês de outubro.

Antonio Vasques é artista visual e ilustrador. Vive entre o mundo das duas e três dimensões desde pequeno, quando ilustrava e depois modelava muitos mundos ficcionais e personagens dos filmes e desenhos, experimentando com todo tipo de material que achava em casa. Graduando em artes visuais pela UFRGS, trabalha com diversas técnicas, principalmente pintura e cerâmica, e sua fascinação pelas bonecas e miniaturas continua crescendo.

Bruna Müller (ou Bunny-K) é formada em licenciatura em artes visuais pela UFRGS e atualmente cursa o bacharelado na mesma instituição. Trabalha como professora particular, ilustradora freelancer e participa como artista autônoma em feiras de artes, quadrinhos e cultura pop. Procura transmitir em suas artes sensações agradáveis ao olhar. Suas principais mídias são aquarela, criação de personagens vestíveis, cosplay, fotografia e vídeo.

Cláu Paranhos é artista multimídia, “arte(des)educadora”, agente cultural e pesquisadora graduada em licenciatura e bacharel em artes visuais, ambos na UFRGS. Desenvolveu em sua pesquisa de mestrado o lúdico enquanto poética de resistência por meio das ações/oficinas e objetos Bonecas Feias.

Guilherme Castro nasceu e reside na cidade de Porto Alegre/RS e é formado pelo curso de artes visuais da UFRGS. A maioria de seus trabalhos envolve bonecas e/ou universos introspectivos. Na fotografia, se utiliza da técnica do pinhole, com negativos expostos à ação da luz por meio de um pequeno orifício, sem o uso de câmera fotográfica.

Jaqueline Buchabqui é estudante de artes visuais na UFRGS. Também é ilustradora e aborda em seus trabalhos pessoais a temática das bonecas, investigando suas estéticas e narrativas por meio da ilustração e da fotografia, com o objetivo de criar um universo próprio. Seus projetos envolvem o desenvolvimento de bonecas de papel e personagens relativos a elas, com o uso de técnicas mistas como aquarela e recorte.

Mariana Pellegrini é ilustradora e tatuadora, e customiza bonecas Blythe desde 2012, quando o hobby se transformou em trabalho e então essas bonecas com influência vintage levaram a artista de volta ao mundo dos colecionáveis. Também coleciona Moranguinhos, Barbies, Susies e action figures, além de pelúcias e miniaturas, entre muitos outros.


Endereço:
galeria hipotética
Visconde do Rio Branco, 431
bairro Floresta | Porto Alegre, RS
(51) 3013.2015

Data: 17/03 — 10/04/2018

Mais Exposições