Rango: a crocodilagem em cores Edgar Vasques

Mostra reúne tiras mais recentes do personagem Rango, anti-herói da cena gráfica brasileira

A exposição reúne tiras originais de quadrinhos da histórica série Rango criadas pelo artista gráfico Edgar Vasques de 2007 a 2018. A seleção em nanquim e aquarela traz mais de 100 tiras que em boa parte foram publicadas no mensário Extra Classe. O clássico personagem também ganha uma edição especial pela editora L&PM, reunindo 143 tiras – a maior parte colorida em aquarela – em uma publicação que marca os 50 anos de carreira do artista.

Edgar Vasques nasceu em 5 de outubro de 1949 em Porto Alegre. Na faculdade de Arquitetura teve a oportunidade de expressar sua habilidade para o desenho. Publicou pela primeira vez na revista Grillus, editada pelo Diretório Acadêmico da universidade. Chargista, cartunista e exímio aquarelista, participou do boom do humor dos anos 70, época na qual criou Rango – um dos mais célebres anti-heróis das tiras brasileiras, que se tornou um símbolo de resistência à ditadura militar. O primeiro livro de Rango, e também o primeiro livro da L&PM Editores, foi lançado em agosto de 1974, com prefácio do escritor Erico Verissimo.

Vasques trabalhou nos jornais Folha da Manhã (RS), Diário do Sul (RS), Pasquim (RJ), revista Versus, Playboy (onde desenhava as aventuras do Analista de Bagé, personagem de Luis Fernando Verissimo) e Coojornal. Publicou no exterior pela revista Charlie (França). É autor de vários livros de caricatura, humor e histórias em quadrinhos.


Endereço:
galeria hipotética
Visconde do Rio Branco, 431
bairro Floresta | Porto Alegre, RS
(51) 3013.2015

Data: 01/09 — 29/09/2018

Mais Exposições