Visões fantásticas de A Bandeira do Elefante e da Arara Carolina Mylius | Cássio Yoshiyaki | Ernanda Souza | Gabriel Rubio | Guilherme Da Cas | Jonathan "Jay" Beard. | Marcela Medeiros | Marília Feldhues | Paulo "P.Ítalo" Medeiros | Rodrigo Camilo | Ursula “SulaMoon” Dorada

Exposição coletiva na galeria hipotética traz artes feitas para o universo de A bandeira do elefante e da arara, série literária ambientada no Brasil colônia.

A mostra Visões fantásticas de A Bandeira do Elefante e da Arara conta com cerca de 40 artes feitas por um time de desenhistas e ilustradores com forte atuação dentro e fora do país. São 10 brasileiros e 1 norte-americano: Ursula “SulaMoon” Dorada, Carolina Mylius, Cássio Yoshiyaki, Ernanda Souza, Marcela Medeiros, Rodrigo Camilo, Paulo “P.Ítalo” Medeiros, Guilherme Da Cas, Gabriel Rubio, Marília Feldhues e Jonathan “Jay” Beard.

Ambientadas no período colonial do século XVI, as histórias contam as aventuras do holandês Gerard van Oost e do iorubano Oludara, uma dupla de heróis que se encontram na Salvador seiscentista. A série de livros de fantasia brasileira, publicada no Brasil pela Devir Livraria, é internacionalmente premiada, tendo concorrido ao prestigiado prêmio Nebula (EUA), concedido pelo Science Fiction and Fantasy Writers of America aos melhores trabalhos de ficção científica e fantasia.

Em 2014, a primeira história da série ganhou uma adaptação para quadrinhos – já adotada por escolas de vários estados brasileiros. Tanto o romance quanto a HQ foram indicados ao Prêmio AGES (Associação Gaúcha de Escritores). Ainda em 2017, as aventuras serão lançadas também no formato de jogo de RPG, resultado de mais de dez anos de pesquisa sobre a história brasileira e a mitologia indígena. Notícias, arte e referências culturais podem ser encontradas no site www.abandeira.org.

Sobre os artistas

Ursula “SulaMoon” Dorada, artista carioca que trabalhou oito anos no RS, já atendeu grandes clientes como Riot Games, Hex TCG, DC Comics e Blizzard.

Carolina Mylius, artista gaúcha, já trabalhou como ilustradora para Ubisoft, Napalm Studio e Estúdio Elemental, onde também ministra aulas de Ilustração Digital.

Cássio Yoshiyaki, artista paranaense, já fez trabalhos para a Revista Mundo Estranho, Rockhead Games, Games Workshop e Outfit7.

Ernanda Souza, artista pernambucana, já trabalhou em projetos desenvolvidos pela Lone Shark Games, Pelgrane Press e Rite Publishing.

Marcela Medeiros é ilustradora gaúcha e já trabalhou para o Grupo A e para a Hex Entertainment.

Rodrigo Camilo, artista carioca, já trabalhou para os estúdios Romeu & Julieta, Spark Jumpers e Fantasy Flight Games.
Paulo “P.Ítalo” Medeiros, artista cearense, atua como diretor de arte do projeto na Hoplon. Já trabalhou em empresas como SouthLogic Studios e Ubisoft.

Guilherme Da Cas, gaúcho de Santa Maria, atua como Concept Artist e ilustrador na Aquiris. Já trabalhou para clientes como Cartoon Network, Nickelodeon e Rovio.

Gabriel Rubio, paulista, já trabalhou para o mercado educativo, editorial, publicitário e de games. Já foi responsável por ilustrações na Editora Globo, Syngenta e Fantasy Flight.

Marília Feldhues, artista pernambucana, já trabalhou no mercado editorial, de games e de animação. Atualmente é diretora de arte na Viu Cine.

Jonathan “Jay” Beard, artista norte-americano, já trabalhou na Sony Computer Entertainment, BottleRocket e Amazon Game Studios.

Sobre o autor

Christopher Kastensmidt é roteirista norte-americano, radicado em Porto Alegre desde 2001. É conhecido pelos seus trabalhos com games, literatura, quadrinhos e desenhos animados.

 


Endereço:
galeria hipotética
Visconde do Rio Branco, 431
bairro Floresta | Porto Alegre, RS
(51) 3013.2015

Data: 30/09 — 26/10/2017

Mais Exposições