Falta menos de um mês para encerrar a campanha de financiamento coletivo no Catarse do projeto Girl Power Trio. Nos últimos dias, ganhamos um reforço importante da Mina de HQ, que deu destaque para nossas publicações em sua newsletter para assinantes e vai estar com a gente nessa divulgação por mais produções de artistas mulheres no meio dos quadrinhos. Além disso, fomos convidados a falar do projeto no programa Estação Cultura, da TVE-RS. Você pode conferir a conversa da Iriz Medeiros, da hipotética, com as jornalistas Paula Coutinho e Lívia Guilhermano no link no fim deste boletim.

Para conhecer melhor o projeto, divulgar e apoiar, acesse catarse.me/girlpowertrio

Conheça o trabalho da Mina de HQ nessa entrevista em quadrinhos com powerpaola, desenhista de Deusas do rock: https://minadehq.com.br/gabriela-gullich-entrevista-powerpaola/

E aqui, um trecho do texto de Leticia Rodrigues, musicista e ativista da cena independente há 25 anos, apresentando o livro de Barbi Recanati e powerpaola:

Deusas do rock é uma pesquisa preciosa, um presente a todo mundo que ama a música e a justiça. A visibilidade do protagonismo de mulheres no blues, no country, no rock, no rockabilly, na música eletrônica e na produção musical. No ativismo, na autogestão, na vanguarda da arte, na revolução.


Detalhe da capa, ainda provisória, de Deusas do rock.


Nossa gira por São Paulo
Em julho, a HQ Nick Cave: Piedade de mim, de Reinhard Kleist, ganhou eventos de lançamento em São Paulo, numa parceria da hipotética com a Editora Terreno Estranho, que publicou Fé, esperança e carnificina, entrevista que Nick Cave concedeu ao jornalista e amigo Séan O’Hagan.

O primeiro aconteceu na Ria Livraria, dia 15, espaço cultural que é um desdobramento da Mercearia São Pedro e tem estreita relação com o músico australiano desde que ele viveu na capital paulista, nos anos 1990.


Vitrine da Ria Livraria com cartaz feito à mão pelo proprietário, Marcos Benuthe. Crédito: Iriz Medeiros

O segundo evento foi no Bar Alto, no dia 19, onde rolou um bate-papo entre Fabiano Denardin, editor da hipotética, e Carlos Messias, tradutor de Fé, esperança e carnificina. A mediação foi do jornalista Márvio dos Anjos. Completaram a noite de celebração, a discotecagem especial do DJ Zauber, do Madame Club, e o show do duo punk Meta Golova, formado por Lena Kilina e Carlos Issa. Noite pra lá de especial e cavernosa!


Carlos Messias, Márvio dos Anjos e Fabiano Denardin no Bar Alto. Crédito: Gabriela Di Bella


Sobre livrarias e espaços independentes

O rolê por São Paulo também foi especial porque conseguimos visitar algumas livrarias e fizemos amizades e parcerias muito importantes. Além da Ria Livraria, agora temos publicações na Livraria Mandarina, na Loja Monstra, na Nigra Koro Distro e na Banca Tatuí. Estamos muito felizes com a receptividade, o que nos permite ampliar cada vez mais essa rede de pequenas livrarias e espaços independentes. Lembrando que, em Porto Alegre, nossos livros estão na Livraria Paralelo 30; e, em Curitiba, na Itiban Comic Shop. Em breve, vamos atualizar todos os pontos de venda no nosso site. Deixamos aqui uma fotinho feita em frente à Loja Monstra no dia em que estivemos por lá.


Crédito: Iriz Medeiros

Os endereços da gira em SP: Ria Livraria – Rua Marinho Falcão, 58, Sumarezinho
Livraria Mandarina – Rua Ferreira de Araújo, 373, Pinheiros
Loja Monstra – Praça Benedito Calixto, 158, Pinheiros
Nigra Koro Distro – Rua Augusta 1492, andar de cima, Consolação
Banca Tatuí – Rua Barão de Tatuí, 275, Vila Buarque


Outras mídias: Girl Power Trio no Estação Cultura


Hipotética na mídia: Télio Navega entrevista Reinhard Kleist, autor de Nick Cave: Piedade de mim
    

Um pequeno trecho:

Kleist narra a trajetória de seu biografado desde a Austrália até países como Inglaterra, Alemanha e também Brasil — Cave viveu no Centro de São Paulo na década de 1990. Tudo num preto e branco cru, entremeado por páginas oníricas, que ilustram trechos de canções como “Where the wild roses grow” (com Kylie Minogue), “Into my arms” e “Red right hand” (da abertura da série “Peaky Blinders”).

Leia a entrevista completa no site: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/noticia/2023/07/24/autor-alemao-lanca-no-brasil-album-sobre-a-trajetoria-de-nick-cave.ghtml